terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Uma reflexão sobre escravidão

Ao abordarmos o tema  escravidão  tomamos por base os ensinamentos descritos no livro de Juízes que retrata mais de 90 anos de escravidão ou servidão ao inimigo.
Vemos nestes registros  que no  período em que o juiz era um  homem  temente a Deus o povo de Israel vivia períodos de paz, mas quando da  morte  deste  juiz e os  sucessores passavam a governar deixando de cumprir com a  vontade de Deus e construíam  altares,  adoravam  deuses dos  povos inimigos, o Senhor  Deus retirava a cobertura espiritual e  deixava que o inimigo os dominassem  e os  transformassem em escravos.
A maldição hereditária atinge aqueles que seguem ou dão continuidade aos pecados dos pais e avós ou de alguma forma aceitam ou incorporam a vontade de pecar  ou se indispor contra os estatutos perpétuos.
Numa ocasião ouvimos através da imprensa que uma casa de religiosos  fora  assaltada e as pessoas  ali presentes  no ato  foram  obrigadas a ficar deitadas  ou ajoelhadas  no chão   enquanto os assaltantes faziam a  coleta  dos objetos de valor e  dinheiro.
Juízes    2: 12E deixaram ao Senhor Deus de seus pais, que os tirara da terra do Egito, e foram-se após outros deuses, dentre os deuses dos povos, que havia ao redor deles, e adoraram a eles; e provocaram o Senhor à ira.
13 - Porquanto deixaram ao Senhor, e serviram a Baal e a Astarote.
Buscamos na Palavra de Deus a  resposta para tal  situação e nos deparamos  com
O porquê  aconteceu  isto a Palavra de Deus nos mostra que ao levantarmos altares  e  adorarmos ídolos  desagradamos a  Deus  e ficamos expostos a  ação do inimigo e debaixo de maldição.
Juízes 2-14 - Por isso a ira do Senhor se acendeu contra Israel e os entregou na mão dos espoliadores que os despojaram; e os entregou na mão dos seus inimigos ao redor; e não puderam mais resistir diante dos seus inimigos.

Êxodo 20:5-6 – (5 Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam,  e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos).
Jeremias 32:30 - Porque os filhos de Israel e os filhos de Judá não fizeram senão mal aos meus olhos, desde a sua mocidade; porque os filhos de Israel nada fizeram senão provocar-me à ira com as obras das suas mãos, diz o Senhor.

15  -  Por onde quer que saíam, a mão do Senhor era contra eles para mal, como o Senhor tinha falado, e como o Senhor lhes tinha jurado; e estavam em grande aflição.
16  - E levantou o Senhor juízes, que os livraram da mão dos que os despojaram.
17 - Porém tampouco ouviram aos juízes, antes prostituíram-se após outros deuses, e adoraram a eles; depressa se desviaram do caminho, por onde andaram seus pais, obedecendo os mandamentos do Senhor; mas eles assim não fizeram.
18 - E, quando o Senhor lhes levantava juízes, o Senhor era com o juiz, e os livrava da mão dos seus inimigos, todos os dias daquele juiz; porquanto o Senhor se compadecia deles pelo seu gemido, por causa dos que os oprimiam e afligiam.
19 - Porém sucedia que, falecendo o juiz, reincidiam e se corrompiam mais do que seus pais, andando após outros deuses, servindo-os, e adorando-os; nada deixavam das suas obras, nem do seu obstinado caminho.
20 - Por isso a ira do Senhor se acendeu contra Israel, e disse: Porquanto este povo transgrediu a minha aliança, que tinha ordenado a seus pais, e não deram ouvidos à minha voz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário